Páginas

Procure sua matéria

Arquivo do blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Patologia em paredes - Fungos e Algas

Os fungos e algas que atacam paredes, ao contrário do que se imaginava, são organismos vivos, que vivem no meio ambiente, no ar, nas mãos, em todo lugar. Eles realizam fotossíntese, secretam, proliferam-se onde existe: água, luz, temperatura e ambiente ideais. Na foto ao lado, vemos a contaminação total de uma parede, pela alga chamada de capa rosa, ou trentepohlia. Muitas vezes, tudo começa na elaboração do emboço da parede, onde são utilizados compostos comprometidos e expostos a microorganismos que comprometem a resistência deste emboço à contaminação. Por isso, para repintar uma parede, não basta apenas lavar com água, ou lixá-la. É preciso utilizar um fungicida-algicida poderoso para matar as colônias. Algumas pessoas fazem uso de cloro, que é um excelente oxidante. Mas o mesmo cloro que mata as lagas e fungos, também agride o fungicida e algicida que estão presentes nas tintas e texturas. Mesmo que você lave bem as paredes depois que aplicar o cloro. O resíduo ainda permanece prejudicando a nova tinta. Além disso, ao lavar a parede com água abundante para retirar o excesso de cloro, você está gastando um recurso não renovável, que é a água. Nesta questão, a IBRATIN, fabricante de tintas e texturas, sai na frente, criando um potente fungicida-algicida que: 1-Mata fungos e algas; 2-Não agride metais e alumínio; 3-Não precisa da água de lavagem, gastando somente a água de diluição do produto; 4-Não agride o fungicida-algicida que tem na tinta. 
Vamos ao passo a passo:
1- Lixe toda a parede que estiver comprometida, não esqueça de usar máscaras contra pó, luvas e óculos de proteção;
2- Caso seja necessário, lava bem a parede com jato de água, em leque;
3- Apos a parede estar seca, aplique uma demão do produto SANITIZANTE HAS, com rolo de lã, diluído de 3:1. Ou seja, uma parte do produto para três partes de água. Não precisa lavar mais a parede. Espere o produto agir por 48 horas;
4- Após aplicação do SANITIZANTE HAS, e espera de 48 horas, aplique uma demão de PREPARADOR RAF, com rolo de lã;
5- Depois de aplicar o PREPARADOR RAF, pode aplicar o produto que desejar, sua parede está descontaminada e pronta para uma nova pintura.
No sistema convencional, com o uso de cloro, a reincidência do fungo é com 6 meses. Com o uso destes dois produtos, temos casos de dois anos e meio, sem incidência de fungos e algas.


NOTA IMPORTANTE: O FATO DE USAR O SANITIZANTE, NÃO QUER DIZER QUE SUA PAREDE VAI ESTAR LIVRE DE FUNGOS E ALGAS PRÁ SEMPRE! 
Quer dizer que ela vai estar mais resistente à contaminação. Por isso, é importante adotar um programa frequente de uso do SANITIZANTE, sobre a pintura nova, sempre a cada ano.

Seguidores